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ESTRATÉGIA OCEANO AZUL

Essa estratégia desafia as empresas a transpor as barreiras dos setores já existentes, como por exemplo o Oceano vermelho...

 

Mas o que é o Oceano Vermelho? A concorrência intensa entre as empresas em superar seus rivais, para abocanhar a maior fatia de demanda existente, com abordagem convencional e menores perspectivas de crescimento. E é nesta hora que as empresas inovadoras, iniciam a sua trajetória em busca do Oceano Azul, estratégia criada pelo estudioso chinês Chan Kim e a francesa Renée Mauborgne.

 

“Para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras”.

 

Para chegar ao oceano azul, as empresas devem desbravar espaços inexplorados do mercado, mergulhando em inovações e tornando a concorrência irrelevante. No entanto, não existem empresas e setores excelentes para sempre. Quando se navega em mares de cor anil, outras concorrentes vão buscar um espaço nesse novo mercado, diminuindo as margens de lucro e voltando à competição sangrenta do oceano vermelho.

 

Ou seja, a estratégia Oceano Azul, é a análise do mercado, e baseando-se nessa análise, a constante inovação!

 

Como funciona a Estratégia Oceano Azul?

Uma vez que a empresa entende como funciona o Oceano Vermelho, o mercado onde o negócio já está atuando, além da sua dinâmica... É possível entender os seus consumidores e concorrentes. Mas, também é preciso olhar atentamente para seus não-consumidores, as oportunidades estão com neles.

 

 Para que serve?

A estratégia do Oceano Azul busca direcionar o negócio para mercados que oferecem resultados mais eficientes, ou seja, que oferecem menos competição e gastos para sobressair frente a outras empresas. Além disso, direciona empresas para terem um bom desempenho na realidade atual do mundo dos negócios, em que a inovação tem que ser constante.

 

Aplicação?

Dentro da estratégia de Oceano Azul, existem várias formas de buscar a implementação, uma delas é começar respondendo a essas quatro perguntas:

 

  1. Existe uma razão indiscutível para que os compradores queiram seu produto?
  2. O preço está adequado para o público que deseja alcançar?
  3. É possível produzir o produto com seu novo valor inovador, ofertar o preço estipulado e ainda ter uma boa margem de lucro?
  4. Quais são os obstáculos para viabilizar o projeto, e o que é preciso para enfrentá-los?

De acordo com a estratégia do Oceano Azul, a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados.

 

BAIXE AQUI - Caixa de Ferramenta - Oceano Azul - Template

 

Por Camila dos Santos Schmitt

 

CRIATIVIDADE | INOVAÇÃO | ESTRATÉGIA

Mentor | Professor | Palestrante | Facilitador   
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