artigo

RODA DA VIDA!!

A Roda da Vida ajuda o indivíduo a identificar, de maneira gráfica e organizada, quais são as áreas da sua vida que precisam de mais atenção. Criada na década de 60, pelo americano Paul J. Meyer, o mesmo, tornou-se famoso por seus trabalhos e livros na área de motivação.
 
       A aplicação é muito simples, é uma auto percepção e reflexão com base em 12 eixos. Basta você se auto avaliar em uma escala de 1 (menos "nota") e 10 (maior "nota") com base em cada um dos 12 eixos, e após a avaliação/reflexão, você terá uma visão gráfica de como está a sua VIDA. 
 
       Obviamente à exemplo de uma roda, o modelo visual mais adequado seria uma forma de roda, pois, uma roda sem sincronismo e fluidez ao girar. Também não é necessário ter "nota" 10 em tudo, o mais importante é SER uma "roda".
 
       Caso o seu modelo não se aproxime a uma "roda", avalie os pontos extremos e mínimos, para que haja um equilíbrio entre os mesmo, fazendo com que a "roda'" gire.
 
image.png

Os 12 eixos da roda da vida

1. Saúde e disposição (Pessoal)

Como está a sua saúde física, mental e emocional. Esse setor também leva em conta os níveis de disposição e motivação.

2. Desenvolvimento intelectual (Pessoal)
Como está o seu processo de aprendizagem, afinal, ajuda a manter o foco e desenvolver novas habilidades que serão necessárias no seu caminho para o topo.

3. Equilíbrio emocional (Pessoal)
Como está o equilíbrio das suas emoções durante o dia ou se você experimenta muitas oscilações. Principalmente, é importante refletir se você lida bem com suas emoções (positivas e negativas) e consegue mantê-las sob controle, evitando explosões, por exemplo.

4. Realização e propósito (Profissional)
O quanto você se sente realizado? Você está feliz com seu ramo de atuação e emprego atual? Está condizente com seus valores e projetos de vida.

5. Recursos financeiros (Profissional)
Como está o setor financeiro na sua vida? Você sente que está ganhando dinheiro o suficiente para manter seu padrão de vida e investir na sua auto melhora? 

6. Contribuição social (Profissional)

O quanto sua atuação profissional contribui para a sociedade? Gerar um impacto positivo na vida das outras pessoas é um fator importante para a satisfação pessoal.

7. Família (Relacionamentos)
Como está o relacionamento com sua família? Como está o tempo de convivência com eles? Está tendo qualidade nas relações familiares?

8. Desenvolvimento amoroso (Relacionamentos)
Como está seu relacionamento amoroso com seu ou sua companheiro(a)? Como voce avalia seu relacionamento? Pense também na sua autoestima e relação consigo mesmo.

9. Vida social (Relacionamentos)
Como está a sua satisfação com seu grupo de amigos e colegas?  Você possui tempo para passar com eles e se esse tempo é utilizado com intensidade?

10. Criatividade, hobbies e diversão (Qualidade de Vida)
Você tem tempo para fazer o que gosta? Você consegue desenvolver sua criatividade e tem acesso à entretenimento e relaxamento?

11. Plenitude e felicidade (Qualidade de Vida)
Você sente que sua vida tem um propósito, que está sendo vivida com qualidade? Qual é o seu senso de organização sobre sua vida e suas emoções? 

12. Espiritualidade (Qualidade de Vida)

Indiferente da sua crença ou credo, como está a sua fé no que transcende a realidade? Como a espiritualidade está impactando na sua vida?


       Por fim a Roda da Vida é uma ferramenta extremamente fácil de ser aplicada e versátil. Por conter 12 eixos de auto avaliação, permite que você dê um 360 graus na situação atual da sua Vida.
 
       Ainda sobre métodos utilizando Roda,  o mesmo pode ser adaptado para analisar as mais diversas situações. Da estruturação de projetos até seus planos para relacionamentos: a Roda da Vida ajuda a organizar e representar de maneira gráfica e compreensiva tudo o que você precisa saber para tomar decisões e assim manter a "roda" girando.
 
 

CRIATIVIDADE | INOVAÇÃO | ESTRATÉGIA

Mentor | Professor | Palestrante | Facilitador   
❤️ #inspirar pessoas #transformar negócios
????Transformador de Negócios